- A escola não é mais a única depositária do saber;
- As escolas não são mais espaços privilegiados de transmissão da educação;
- A escola é, talvez, a instituição mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita, mas tem se mostrado ineficiente na promoção da nova alfabetização da sociedade da informação.
- Nesse contexto, os professores já não são mais considerados os mestres que detêm todas as habilidades e o conhecimento.
- As escolas não são mais as únicas instituições que dispõem de instrumentos para a produção e a sistematização do saber. suas bibliotecas, sua tecnologia , em geral estão ou defasadas ou obsoletas.
- A escola tem se afastado da realidade.
- A escola está percebendo a força e o poder que o sistema social tradicional sempre lhe conferiu. Essa realidade é consequência do pouco valor que esses poderes atribuem hoje.
"A alfabetização instrumental, a capacidade para compreender e usar as ferramentas da tecnologia da informação são importantes para a educação e para a vida profissional futura do aprendiz. Mas se o professor não domina essas ferramentas, esse será o primeiro empecilho para a sua eceitação na escola." (Suainden e Oliveira_ Alfabetização Digiale Acesso ao Conhecimento_ 2006)
Por isso os professores devem começar a frequentar programas de atualizações. Se os próprios professores desconhecem as tecnologias e conceitos que por ela geram, fica muito difícil a transmição para os alunos, e também difícil a mudança de mentalidade que a sociedade da informção exige.
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