segunda-feira, 1 de junho de 2009

Escola:

De acordo com Pérez Tornero (2000, p.78)

  1. A escola não é mais a única depositária do saber;
  2. As escolas não são mais espaços privilegiados de transmissão da educação;
  3. A escola é, talvez, a instituição mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita, mas tem se mostrado ineficiente na promoção da nova alfabetização da sociedade da informação.
  4. Nesse contexto, os professores já não são mais considerados os mestres que detêm todas as habilidades e o conhecimento.
  5. As escolas não são mais as únicas instituições que dispõem de instrumentos para a produção e a sistematização do saber. suas bibliotecas, sua tecnologia , em geral estão ou defasadas ou obsoletas.
  6. A escola tem se afastado da realidade.
  7. A escola está percebendo a força e o poder que o sistema social tradicional sempre lhe conferiu. Essa realidade é consequência do pouco valor que esses poderes atribuem hoje.

"A alfabetização instrumental, a capacidade para compreender e usar as ferramentas da tecnologia da informação são importantes para a educação e para a vida profissional futura do aprendiz. Mas se o professor não domina essas ferramentas, esse será o primeiro empecilho para a sua eceitação na escola." (Suainden e Oliveira_ Alfabetização Digiale Acesso ao Conhecimento_ 2006)

Por isso os professores devem começar a frequentar programas de atualizações. Se os próprios professores desconhecem as tecnologias e conceitos que por ela geram, fica muito difícil a transmição para os alunos, e também difícil a mudança de mentalidade que a sociedade da informção exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário