quinta-feira, 28 de maio de 2009

SECOND LIFE... Muito mais que um jogo, um método educacional!

Imagem: www.google.com.br


O Second Life é um ambiente virtual que imita a realidade do ser humano. É uma mistura de Orkut, MSN e videogame. Lá é possível criar um personagem (avatar) semelhante da pessoa ou do jeito que quiser. Sendo que, pode voa correr, teletransportar, dançar, ver vídeos, conhecer pessoas, conversar, assistir palestras, etc. E ao invés de visitar sites, como fazemos nos sites na internet, visitamos Ilhas, Ilhas imitando os lugares que já existem ou lugares imaginários.
Por ser um sistema com diferentes ferramentas, podemos ter aulas, palestras virtuais sem sair de casa. Enquanto escutamos música, tomamos um café numa cadeira bem confortável, podemos nos comunicar com todos que estiverem presentes no ambiente virtual; E se quisermos, podemos ter como acessórios a webcam e microfone, para uma melhor comunicação em tempo real.
Além de ser um novíssimo sistema de comunicação, educação, ele também esta servindo como uma ótima ferramenta para divulgação de produtos, e conscientização coletiva.
Veja um notícia sobre as Ilhas Ecológicas:



Ilhas do Second Life são inundadas:



Não é falha do grid. Uma ONG ecológica, em parceria com a Lindens Labs, promoveu um ‘dia de conscientização’ para os efeitos devastadores do aquecimento global.





No último dia 4 de Abril, alguns residentes desavisados foram ‘surpreendidos’ com uma grande inundação, ocorrida em ilhas famosas como Ibiza, Mallorca e Nederland. Mas o susto foi rapidamente esclarecido por avatares, de uma ONG denominada ‘Intergovernmental Panel of Climate Change – IPCC, presentes nas ilhas para registrar os eventos e prestar esclarecimentos.
A ONG, que tem por objetivos alertar o planeta para os efeitos devastadores das mudanças climáticas extremas, decorrentes do aquecimento global, fechou uma parceria com a Linden Labs, sensibilizada pelo problema, e promoveu uma ‘mega inundação’ fictícia em diversas ilhas do metaverso. A Linden, durante 5 horas, elevou em 60 centímetros o nível das águas nas ilhas Britannia, Plush, Togenkyo, Nederland, Ibiza e Mallorca.






O ‘desastre natural virtual’ foi fartamente registrado em fotos pela IPCC e um vídeo foi feito mostrando as repercussões do evento. A Linden informa que as ilhas foram inundadas mediante prévia autorização da proprietária, Anshe Chung, e que as estruturas presentes nelas não sofreram qualquer avaria. A ONG considerou satisfatórios os resultados da iniciativa e, com ajuda da Linden e de outros proprietários de ilhas, pretende repetir o evento para que outros residentes possam ‘testemunhar’ os efeitos nocivos das ações descontroladas do homem sobre a natureza.




Muitos pensam que a tecnologia serve só para a diversão, mas não é não! Vimos que, ela também pode Ser informação, conscientização e educação.

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