quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ensino EAD: uma tecnologia inovadora na educação.

Ensino a distância é uma forma moderna e diferenciada que foi desenvolvida pelo MEC (Ministério da Educação) com a estratégia de atender as pessoas com dificuldades do acesso a serviços educacionais regulares. Entre essas razões, destaca-se a localidade onde residem, falta de oferta de determinados cursos, condições físicas, familiares, disponibilidade de horários, e diversos aspectos que impedem de chegar ao destino do processo educativo.
O ensino EAD ocorrem através do computador, via WEB, que é composto por um sistema específico para realização de cursos de educação a distância, onde o ensinante e o aprendente estão separados por tempo e espaço. Assim o aluno passa a interagir com os materiais didáticos, bibliografias específicas, chats, forúns de discução on line, suporte ao aluno, que a cada semana são passados virtualmente, para a realização das atividades. E o método de avaliação, tudo depende da visão do professor ou do próprio estabelecimento de educação.

Educação num enfoque

Tradicional: Utilização de verificações de curto prazo e prazo mais longo; punição (reprovação, notas baixas) e reforço positivo (aprovação, bons conceitos).

Tecnicista: Avaliação de comportamentos observáveis e mensuráveis; controle de comportamento face a objetivos pré-estabelecidos.

Libertadora: Verificação direta da aprendizagem é desnecessária; avaliação da prática vivenciada entre educador/educando; auto-avaliação em termos de compromisso assumido com a prática social.

Progressista: A avaliação é realizada a qualquer momento, pois sua preocupação é diagnosticar falhas; observação do desempenho; valorização de outros instrumentos que não a "prova".
As aulas acabam se tornando verdadeiras brincadeiras para quem gosta de tecnologia, por serem bem descontraídas e nada tradicional. Pois, além de você ter vontade de aprender, você tem a competência de autoformação.
"Na maioria dos profissionais da educação já existe a consciência de que cada pessoa é diferente das outras, que cada uma tem as suas necessidades próprias, seus objetivos pessoais, um estilo cognitivo determinado, que cada pessoa usa as estratégias de aprendizagem que lhe são mais positivas, possui um ritmo de aprendizagem específico, etc. Além disso, quando se trata de estudantes adolescentes ou adultos, é preciso acerescentar novos elementos, como as diferentes disponibilidaddes horárias, as responsabilidades adquiridas ou o aumento da capacidade de determinação pessoal de necessidades e objetivos. Assim parece óbvio que é preciso adaptar o ensino a todos estes fatores.”

As aulas em EAD, é uma sistema que vem ganhando espaço, a cada dia, nas salas de Universidades, cursinhos. É a “informática na educação”, em uma expressão mais abrangente: “tecnologia na Educação”, vindo a tona para todos que puderem e tiverem disponibilidade de um computador + internet. E recentemente, inclui também o uso da televisão, do rádio, vídeo, e de todas as tecnologias que o ser humano inventou e inventa como artefato para o saber. Através da ciência vem gerando muitos aprendizados novos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário