A tecnologia da informação na eduação provoca o questionamento dos métodos e práticas educacionais. O computador é utilizado como um avanço pedagógico e modifica o conceito de educação. O aluno passa a ser o centro do processo educativo, fato que provoca a reflexão do professor sobre sua prática e compreensão da aprendizagem como processo de construção de conhecimento.
Essas reflexões levam a uma mudança da prática pedagógica, antes fundamentada na "transmissão do conhecimento", e agora compreendida como "construção do conhecimento". A escola passa or modificações em sua estrutura e infra-estrutura. Não podemos mais pensar na escola com a estrutura de tempos passados. Na era da tecnologia da informação, a cada dia aumentam as informações, gerando defasagem do conhecimento. Sabemos que não basta colocarmos as máquinas sofisticadas dentro das escolas; temos que provocar nos educadores a paixão por aprender e ensinar com as novas tecnologias. Assim, eles contribuirão ativamente para a formação de cidadãos ativos, autônomos, conscientes, reflexivos, participativos e críticos. Para tanto, o ambiente de aprendizagem deverá ser interativo e possibilitar ao aluno a aprendizagem na busca das respostas aos problemas. A escola, qu se baeava na memorização do aluno e na transmissão de conhecimentos pelo professor, cede espaço a uma escola fundamentada no papel ativo de quem aprende e de quem ensina. A nova escola se firma no desenvolvimento das capacidades cognitivas do aluno: interpretação, julgamento e decisão. Para desenvolver essas novas competências, o professor deve abandonar seu papel de transmissor de conhecimentos e se tornar um mediador e um articulador do processo de construção do conhecimento de seus alunos.
ARAÚJO, Fátima Peres de_ "sala de Aula e Tecnologias",ed.: UMESP, SP, 2005, pág.: 135 e 136
A grande maioria dos professores estão com problemas de se adptar ao mundo virtual. Estão acomodados! Preferem continuar dando aulas chatas do que passar um "trabalhinho" para abrir os seus horizontes. Quem é que nunca teve um professor que sempre dava aula da mesma forma, sempre, bem rotineira?
Na verdade, o problema é que mudar não é algo simples, rápido e nem tranquilo. Mudança tem a ver com aprendizado. E a pessoa tem que ter vontade de aprender, também...
"A tecnologia é não somente um vetor de transmissão dos saberes, ela é também usada nas suas diversas funções. Ela modifica a transmissão, e logo, modifica também a formação. enfim, a tecnologia revela o oculto, renova nossa visão e contribui a reedificar nossa maneira de pensar." (SERRES E AUTHIER,1988, p. 88)
Nenhum comentário:
Postar um comentário